Comissão Organizadora
CO-CHAIRS
Guilherme Zózimo Teixeira Dias é conservador-restaurador de fotografias baseado no Rio de Janeiro e tem como interesses a ciência da conservação, conservação-restauração fotográfica e gestão de acervos. É mestre em Preservação e Gestão pelo Programa de Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) da COC - Fiocruz. Graduado em Conservação-Restauração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente atua como conservador-restaurador no Núcleo de Preservação e Conservação de Acervos do Instituto Moreira Salles (NPCA/IMS).
Mestre em Artes com ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharela em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis pela mesma instituição. É associada ao International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works (IIC), onde atua como voluntária no Time de Comunicações e é membro co-optado no Professional Development and Standards Committee.
Membros
Anna Beatriz da Silva Cardoso é discente na Graduação Bacharel em Conservação e Restauro de Bens Móveis e Integrados na Universidade Federal do Pará (UFPA), durante sua formação atuou como diretora de comunicação em duas gestões do Centro Acadêmico do mesmo curso, assim como, estagiária de restauro em obras públicas e voluntária em projetos de educação patrimonial na cidade de Belém-PA. Durante o curso se apaixonou pela cultura de sua região e busca sempre valorizar suas raízes amazônicas, também tem um interesse voltado para o patrimônio imaterial e legislação cultural do Brasil.
Ana Carolina Marques de Souza é graduanda em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado e graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente realiza estágio no Arquivo Público Mineiro (APM). Participou recentemente da comissão organizadora do Hub Brasil para o 30º Congresso Bienal do IIC, sediado no Hub da UFMG. Suas áreas de interesse são conservação e restauração de documentos gráficos e patrimônio cultural.
Bárbara Sanches é graduanda no curso de Conservação e Restauração de Bens Móveis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), já possui graduação em Engenharia Química e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Aluna bolsista do projeto de pesquisa que busca investigar a produção de tinta ferrogálica em Minas Gerais, durante os séculos XVIII e XIX. Participou da comissão organizadora do Hub Brasil para o 30° Congresso Bienal do IIC, no polo UFMG.
Bianka Santos é Técnica em Reprodução Digital no Instituto Moreira Salles (IMS) e possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também é estudante de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Atuou anteriormente como pesquisadora voluntária no iLab (Laboratório de Documentação Científica por Imagem), realizando estudos em colorimetria aplicada à conservação e restauração de bens culturais. Também atuou como monitora das disciplinas de Fotografia A e Gereciamento de Cor.
Doutoranda em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Museu de Astronomia e Ciências Afins. Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Bacharela em Conservação e Restauração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Editora-chefe da Revista Desvio e Volunteer collaborator / Produtora de conteúdo na APOYOnline. É associada ao IIC e a ANCIB. Foi estudante bolsista do Programa de formação Adapt: Conservation and Leadership in a Time of Change (IIC/Getty Foundation).
Isabel Bouzada é graduanda em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é bolsista no Projeto Paisagens em Branco, no Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas da UFMG, onde pesquisa os efeitos das variações de temperatura e umidade sobre o acervo arqueológico do laboratório. Recentemente, participou da comissão organizadora do Hub Brasil para o 30º Congresso Bienal do IIC, no Hub UFMG. Agora, fará parte do The Gilding Project, no Laboratório de Ciências da Conservação (LACICOR), em parceria com o Getty Conservation Institute.
Mestranda em Química pelo Programa de Pós Graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharela em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Escola de Belas Artes da UFMG, com formação transversal em Divulgação Científica, também pela UFMG. Possui experiência na conservação e restauração de bens culturais com suportes em papel e em metal, e atualmente desenvolve pesquisas focadas em revestimentos para inibição da corrosão metálica em bens culturais feitos em prata. Tem também interesse em ações voltadas à educação patrimonial.
Doutorando em Artes com ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGArtes/EBA/UFMG). É Mestre em Artes e Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela mesma universidade, e em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Possui experiência em documentos gráficos, atuando profissionalmente na conservação e restauração destes.
É aluno do curso de Graduação em Tecnologia em Conservação e Restauro do Instituto Federal de Minas Gerais em Ouro Preto-MG. É presidente do Centro Acadêmico do mesmo curso e produtor voluntário de conteúdo para a página do curso. Também é bolsista do projeto “Paisagens Pitorescas”, no qual pesquisa e desenvolve representações gráficas de edificações de importância histórica e cultural. Atualmente, tem como objetivo trabalhar em áreas relacionadas com a investigação iconográfica e arquitetônica, de forma a aprofundar o conhecimento e a compreensão dos bens edificados a conservar/restaurar no contexto luso-brasileiro.